quinta-feira, novembro 29, 2007

Uma revolução, foda-se!

Posso ser eu que sou obtuso, já não ponho de parte essa hipótese. As discussões com os meus colegas de trabalho – para que conste, sector da comunicação, branding e essas coisas todas que dão nome e sucesso às empresas – têm sido em tom mais elevado ultimamente desde que decidi defender com unhas e dentes a genial ideia do nome do novo operador móvel dos CTT. Phone-Ix. Para vos ser sincero, gostaria de ter sido eu o autor. Orgulhar-me-ia disso.
Recentemente passou-me pelas mãos o desafio de aliar a palavra Revolução à comunicação. Fi-lo de uma forma sincera e nada forçada no sentido em que a comunicação esgota-se, por vezes, de tal forma que só mesmo fazendo uma revolução na forma de passar a mensagem se consegue eficiência neste campo. Foi isso que os CTT fizeram. Folgo em ver que uma empresa com todo o peso institucional que é apanágio de quem está sob os cordelinhos estatais foi capaz de ousar, criando uma Revolução na sociedade e, pelo que já se constou, nos públicos internos da empresa de Correios, Telégrafos e Telefones.
Defendo a marca Phone-Ix porque acho-a perfeita para o público-alvo que procura. Defendo-a mesmo antes de conhecer o seu racional – porque decerto terá um – e mesmo sabendo que corro o risco de nunca mais me considerarem numa reunião de brainstorming para um naming de um cliente meu.
Disseram-me que a defendo porque não tenho filhos, porque de outra forma não pensaria assim. Lamento, mas ainda assim gostaria de dar os meus parabéns ao Luís Nazaré. Tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente enquanto jornalista e sei como pensa e como as suas ideias poderiam ser replicadas em outros organismos para dar cabo das traças e do cheiro a mofo que se sente ao abrir da porta de uma instituição estatal deste país.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se sabes, mas o público alvo são as famílias, ou seja, toda a gente que vai aos correios. E muita gente que vai aos correios é idosa.

Ricardo Salvo disse...

Olha que não, olha que não... Os operadores móveis virtuais, low-cost e etc. são assumidamente para o público jovem, mais precisamente o target da Yorn. Aliás, a campanha está mesmo desenhada nesse sentido. Posso dizer-te mais: acho que vai ser preciso esperar pouco para ver o sucesso desta rede. Se não for verdade, aqui neste blogue confessarei o meu erro humildemente.

Eu disse...

Pois, concordo totalmente contigo, fónix é alguma asneira, tem algum problema, é preferível estar sp a dizer ..da-se????. E qual é o problema das crianças? Elas ouvem de tudo, os pais existem para explicar aos filhos o que significam as palavras, mesmo os palavrões. Se ensinada, a criança não dirá fónix na sala de aula, ou à mesa com os pais... Tonta, não é asneira e acabei de explicar à minha filha que não me pode chamar tonta a mim, ou a qualquer outro adulto.....