terça-feira, maio 13, 2008

Quando os pobres riem

Já ouvi por aí as primeiras reacções ao novo programa de humor da RTP aos domingos à noite, Os Contemporâneos. E com grande decepção constato que a maioria dos portugueses continua a preferir o humor fácil, feito sob a lei do menor esforço.

Sim, faço parte da minoria que considera de génio o humor com que a televisão pública (e aqui manifesto surpresa) nos presenteia há duas semanas na recta final do fim-de-semana. Sem querer armar-me em visionário, os comentários que tenho ouvido não auguram um bom futuro para o projecto. Bate certo. Este é o país onde o programa de humor mais visto e premiado se baseia na anedota fácil, a piada que já ouvi quando frequentava a escola primária e, quando não é este o caso,  a piadinha que mal começa já se consegue prever, por falta de originalidade, como acaba. Todos se riem muito porque actores que vêem na escola da Revista a verdade absoluta dos palcos contam a anedota e terminam-na com uma careta fácil para a câmara. É infantil.

Portugal é um país pobre até no rir. Três dedos chegam para contar os momentos de humor original do país: Hermam José nos idos 80 e 90. Gato Fedorento já no novo século e, agora, Os Contemporâneos. E é triste, no fim, ver que o mérito vai para quem só tenta fazer rir com a reciclagem das piadas que outros já fizeram.

2 comentários:

aniri disse...

Como já te tinha dito, também achei o programa óptimo e este sketch então, genial! O Nuno Lopes é mesmo muito bom! Ainda te roubo o post para o meu blogue...

Unknown disse...

Bom dia! Este assunto ainda não foi aqui referido, mas é bastante interessante, sobretudo para quem tem crianças pequenas. O Disney agora é grátis no Meo. Começa a emitir a partir de 1 Junho. É preciso ver que na TV Cabo paga-se mais de 5 € mensais pata ter este canal, e no Meo vem no pacote base. Ainda bem que finalmente há concorrência na TV paga. Durante anos foi o que se viu… agora, arriscaria afirmar que já há TV de luxo. :)